top of page






Mensagem
O envelhecimento das populações na Europa, e em particular em Portugal, é hoje entendido como um problema social e económico da maior importância. Este fenómeno é potenciado pelo aumento simultâneo da esperança de vida e pelo declínio da natalidade, e esta pressão demográfica tem conduzido ao rápido aumento do número de cidadãos mais velhos, que duplicou em poucos anos, crescendo, na União Europeia, a um ritmo superior a 2 milhões de indivíduos com mais de 60 anos por cada ano civil. Esta circunstância cria um conjunto de novos desafios no domínio da inserção de pessoas mais velhas na sociedade, na qualidade e esperança de vida activa, na sustentabilidade dos sistemas de saúde e segurança social, bem como no mercado de trabalho.




1/15
Em face desta realidade a escolha do tema central das actividades do Fórum para 2014, sob a presidência da Ordem dos Farmacêuticos, foi quase imediata: o envelhecimento activo e saudável. A transversalidade do tema exige uma reflexão aprofundada com o contributo de profissionais das mais diversas áreas, dos responsáveis políticos e da sociedade civil.
O tema adquire ainda especial relevância face à criação, em 2013, do consórcio Ageing@Coimbra. Em meados de 2012, a Comissão Europeia, através da Parceria Europeia para a Inovação no Envelhecimento Activo e Saudável, lançou convite público à manifestação de interesses conducente à admissão de novos parceiros. Neste contexto, a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Medicina e da Divisão de Inovação e Transferências do Saber (DITS), apresentou compromissos de implementação de programas de intervenção no domínio do envelhecimento. Este programa serviu de substrato à apresentação da candidatura da Região de Coimbra (e de modo mais abrangente da Região Centro de Portugal) a Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Activo e Saudável (projeto Ageing@Coimbra), tendo o estatuto sido atribuído a 1 de Julho de 2013 na cerimónia Reference Sites Star Award em Bruxelas. A Região Centro tornou-se assim a única região portuguesa com esta distinção e uma das 32 regiões europeias actualmente existentes.
O Fórum Envelhecimento Activo e Saudável – Inovar é Viver-Olhares, que terá lugar a 20 e 21 de Setembro na Figueira da Foz, constituirá assim um contributo, de entre outros seguramente, das Ordens Profissionais para a reflexão deste tema, pretendendo-se que as conclusões possam servir de base à definição e estabelecimento de projetos e programas de boas-práticas inovadoras no domínio do Envelhecimento Activo e Saudável.
Contamos com a mobilização e com a presença de todos quantos se interessem por esta temática!
Ana Cristina Ribeiro Rama
(Presidente do FRCOP, 2014)
bottom of page